Cursos/Relatos

Para atividades de capacitação para professores.....
Atividade 4 Unidade 4
Reflexão:
Para Sílvio Pereira, no texto “Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis", define 'meios de comunicação' ou 'mídias' como todas as interfaces modernas de comunicação (rádio,TV, computador, telefone, cinema, jornal, videogame, etc.), independente da tecnologia empregada.
As práticas pedagógicas e os procedimentos didáticos para ensinar a ler e escrever, no momento atual, vem gerando discussões no sentido de repensar sua eficácia frente as novas possibilidades que surgem com o avanço tecnológico que a humanidade vem desenvolvendo. É necessário voltar a atenção para formas de como utilizar as incríveis possibilidades de oralidade, escrita e o texto na internet, entender o nível de compreensão e de aprendizado que essa nova tecnologia proporciona e fazer a distinção entre o autor e leitor num hipertexto.
Considerando toda essa evolução e essa avalanche de informação, é necessário um repensar das práticas pedagógicas e procedimentos didáticos atuais.
Como estamos vivendo um momento de transição entre os fenômenos sociais, culturais e educacionais gerados por todas essas inovações, um desconforto paira no ar, pois os papeis dos atores sociais estão sendo alterados drasticamente, novos aprendizados são necessários, mutações acontecem e aceleradamente, como a educação é a fatia que detém menor investimento e especulação, a ideia é de formigas, trabalhando sem a rainha, perdidas, umas buscando aqui outras acolá o conhecimento para a integração neste mundo virtual de cibercultura e ciberespaço.
Portanto, uma nova concepção de educação está sendo gerada e requer atenção especial, pois estamos formando alunos para viverem avanços que desconhecemos, para trabalharem em empregos que serão gerados daqui a dois, três anos, para viverem em uma sociedade cultural, social e financeiramente unificada, para acessarem informações tão rápidas e variadas que serão absorvidas pelo cérebro e trarão mudanças nos indivíduos. A sociedade precisa provocar discussões, avaliar esse novo saber e os efeitos que irá provocar nas gerações futuras a fim de evitar grandes erros, pois temos vida curta e precisamos aprender a vivê-la da melhor forma possível, construindo e não destruindo o ser humano, que daqui um pouco estará perdido no meio dessa rede, sem saber o caminho de volta.
Para Sílvio Pereira é necessário integrar as TIC’s e a educação em duas dimensões: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Na pesquisa que realizou nas escolas de Florianópolis, constatou que a maioria utiliza, de certa forma, as novas tecnologias, embora nem sempre os alunos sejam produtores. Segundo ele, os professores não estão tendo formação suficiente ou adequada que promova ou estimule usos críticos e criativos da tecnologia e os gestores ignoram o mundo diferente em que foram formados os professores.

Referência:
http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4061--Int.pdf
Texto de Sílvio Pereira da Costa: Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis.

Berenice Bitencourt Serra Pereira



Atividade 3 Unidade 4
O Portal do professor oferece excelentes opções para o trabalho em sala de aula e recursos educacionais para o prfessor.
Análise sobre sugestão de aula
A aula “A Arte Grega” da professora Juliana Gomes de Souza Dias, prevê o uso de diferentes mídias e tecnologias tais como a utilização da internet, vídeos e nas apresentações dos alunos, fotos, documentários, editores de vídeo e imagem, multimídia, internet, blogs e sites para pesquisa.
A professora propõe vários vídeos com tempo reduzido para introduzir e desenvolver o assunto, isso torna viável a aula, já que normalmente Artes dispõe de 1 ou 2 períodos semanais. Sugere aos alunos endereços para pesquisa como também formas para que os alunos organizem e apresentem as informações adquiridas.
O que eu gostaria de saber da professora é se já utilizou em sala de aula, na prática, um editor de vídeo e imagem animada, se sim, qual é mais acessível para a manipulação com os alunos? Pois, em turmas grandes, o tempo extrapola o planejamento e fica difícil essa manipulação e animação da imagem.
A avaliação é sempre um ponto melindroso no processo, e nesta parte não usaria a sugestão proposta, por banalizar a atividade,“facilitar” muito, isso parece desvalorizar o trabalho tornando-o desinteressante.
Esta aula proposta pela professora Juliana é muito interessante, criativa, sugere muitas fontes de aprimoramento e aprofundamento do conhecimento, além de inserir as mídias no contexto escolar, tanto como forma de pesquisa, apresentação do assunto e uso de blogs, multimídia e fotografia para a apresentação final dos trabalhos pelos alunos.


Atividade 3 unidade 3

Nesta atividade foi proposto o trabalho com outro recurso, que partisse de questionamento dos alunos e que fossem elencadas aquilo que já sabem, as certezas provisórias e os questionamentos que originaram a pesquisa, dúvidas temporárias.

Então, partindo da curiosidade deles, elaborei um Mapa Conceitual, com uma turma da 6ª série sobre o artista Van Gogh.

Mapa inicial:

                          

Projeto:

Tema: Vida e obra do artista Van Gogh

Turma: 6ª série do ensino fundamental.

Escola: E.E.E.F. Souza Lobo.

Justificativa

A arte estuda as transformações e rupturas que aconteceram no modo de representação da mesma através dos tempos. Muitos artistas trouxeram uma nova visão para esta representação e torna-se necessário conhecê-los, entender as questões socioculturais que os envolveram e que tipo de ruptura causou na representação artística.

Objetivos
            Conhecer a vida e obra do artista Holandês Vincent Van Gogh e através da visualização das obras construir composições que se relacionem com a vida no campo hoje.

Metodologia

Através do Filme Sede de Viver, baseado na vida do artista Vincent Van Gogh e de Apresentações de slides com as obras dos mesmos, os alunos deverão listar tópicos importantes ou de maior relevância da vida do artista, contexto histórico, período, característica das obras, características do movimento de ruptura gerado a partir das obras do artista, enfim outros itens que julgarem importante para apropriação do conhecimento histórico sobre o artista. Deverão elaborar composições com técnicas variadas que estejam dentro do estilo artístico seguido pelo artista.

 Cronograma

        


ATIVIDADES     
PERÍODOS
RECURSOS
1
Levantamento do conhecimento sobre o artista (Mapa Conceitual)
1h/aula
          -
2
Apreciação do filme
 2 1/2 h/aula  
Aparelho de TV e DVD
3
Mapa Conceitual a partir do filme
 1 h/aula
          -
4
Construções compositivas
 2 h/aula
 Papéis, tecidos, tintas, pincéis, cola, lenços de papel
5
Avaliação/apreciação/discussão
 1h/aula
 Composições criadas



Seguindo o cronograma de atividades, assistimos o filme Sede de Viver, baseado na vida do artista Vincent Van Gogh, discutimos os pontos marcantes, obras, as cenas principais e reelaboramos o mapa, que depois do filme dirimiu algumas dúvidas e certezas citadas anteriormente. O novo mapa ficou assim:

    A partir do filme descobriram que a obra Mona Lisa não devia pertencer a Ele pois possuía outro estilo de pintura. Descobriram o seu país de origem e que pertencia a outra época pelos estilos de casas e carros. Ficaram empolgados para trabalhar na tarefa prática.   
Projeto:
A proximidade do Design e a Arte
Justificativa
A arte está intrinsecamente ligada a cultura, influenciada pelos meios de comunicação, herdadas de antepassados ou vivenciadas no cotidiano das populações conforme o estilo de vida de cada local. É imprescindível conhecer e explorar toda essa riqueza cultural pois, as artes, através da representação simbólica, permite a aproximação do ser humano com suas raízes históricas e toda a criação artística seja ela utilitária ou não reflete essa influência. A escola é um local de aprendizagens e possibilita aos educandos a aquisição do conhecimento em várias áreas específicas da vida humana, oferece a hipótese da descoberta, da vivência e criação poética.
Objetivo geral
Identificar as influências da cultura sobre o Design e a relação deste com a arte.
Competências ou objetivos específicos
Conceituais:
Identificar os estilos de épocas/artísticos presentes nas peças utilitárias moveleira; compreender as linguagens artísticas tradicionais e convergentes; fazer a relações interdisciplinares com as ciências humanas e as ciências da natureza; estudar os saberes estéticos e culturais nos ramos da história da arte, praticas culturais, sociologia da arte e estética e filosofia da arte; relacionar forma e conteúdo da arte englobado os elementos da visualidade e as relações entre estes elementos;; compreender o processo de criação(ambiente de trabalho, ação criadora e as potências criadoras); compreender a materialidade.
Procedimentais
Utilizar-se de materiais alternativos(plástico, papelão, metais, fibras) na sua construção poética pessoal, buscando possíveis soluções com diferentes tipos de materiais; conhecer e descrever os elementos da visualidade e suas relações nas criações pessoais, estudar a arte e sua relação com os saberes estéticos através dos tempos; relacionar os elementos da visualidade e suas aplicações práticas; identificar os processos de criação.
Atitudinais
Avaliar possível escolha profissional na área do design; buscar desenvolver habilidades e competências específicas nas criações tridimensionais, em especial na escultura, desenho, design, mobiliário, desenho industrial...; descrever a relação da arte e os saberes estéticos formulados através dos tempos.
Mapa conceitual
Resumo
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Cronograma de ações
Tempo/duração Atividade Recursos
1 h aula Assistir DVD “Irmãos Campana: do design à arte” e promover discussão sobre design e arte Sala de áudio-visual, aparelho de DVD+televisor
2 hs aula Pesquisa orientada em Labin-Arte contemporânea, elementos da visualidade, o artista e a sociedade, a relação do belo e do gosto, mercado internacional, multiculturalidade Internet
2hs aula Assistir vídeos youtube: escultura, desenho, desenho industrial, designer, mobiliário internet
2 hs aula Elaborar esboço projeto de um objeto utilitário, desenho industrial, imaginando peripécias artísticas para uso cotidiano: biombos, paredes, luminárias, fruteiras com materiais inusitados Papel, lábis 6b
4 hs aula Escolher dois tipos de materiais, um convencional e outro não-convencional para executar o projeto Matriais optativos: papelão, gesso, madeira, fibras, plástico, pedra, metal
4 hs aula Visitar uma fábrica de móveis, um ateliê de artista que trabalhe com objetos tridimensionais ou visitar sites que ofereçam iteratividade, ou salas de bate-papo, onde possam ser discutidos o ambiente de trabalho, a ação criadora de artistas do design, relatar ao grupo através de pequenos vídeos. Opcional
Viagens(passeio programado)e/ou
Viagens virtuais(busca e passeio virtual)
4hs aula Exposição dos trabalhos TV e DVD
Sala/espaço para expor objetos
TOTAL 19 hs-aula
Referências
- DVD: IRMÃOS CAMPANA: do design à arte. Realização/produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo: 2000. Coleção: O Mundo da Arte.
- RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas/SP: Mercado de letras, 2003.
CAMPANA, Irmãos. Entrevistas. Disponível em www.terra.com.br/istoedinheiro/373/estilo/campana_varejo.htm
__________,Disponível em:www.arcoweb.com.br/design/design24.asp (desenho de joias)
CAMPANA, Mobiliário e objetos. Disponíveis em: < www.firmacasa.com.br>
___________, Disponível em <www.designmuseum.org/design/index.php?id=93>
___________, Disponível em < www.designboom.com/eng/interview/campana.html>
DESIGN NO BRASIL, Artigos. Disponível em: www.arcoweb.com.br/design.asp
­­___________, Disponível em: www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/artecult/design/apresent/apresent.html.
___________, Disponível em: www.arcdesign.com.br.
___________, Disponível em:www.objetobrasil.com.br/panorama.html.
LEINER, Nelson. Obras recentes. Disponível em: http://www.mac.usp.br/projetos/seculoxx/modulo4/rex/artistas/leir.html
MUSEU DA CASA BRASILEIRA. Disponível em:www.mcb.sp.gov.br
SANTOS, Marines Ribeiro dos. Design: arte e tecnologia. Disponível em: www.geocities.com/a_fonte_2000/design.html

Está dentro do que estamos trabalhando, interessante!


(3) Aplicando e registrando a atividade planejada

As novas tecnologias estão gerando novas possibilidades educacionais, e para tanto, professores e alunos passam a ser parceiros na apropriação de novas experiências e novas formas de aprender.
Planejei uma atividade de Artes criando uma webquest, que está disponível no site www.escolabr.org no autor Prof Bere com o título de O Abstracionismo: kandinsky e Mondrian.
Como atividade do curso realizamos a atividade com os alunos, ou pelo menos iniciamos, ainda não está completa pois é necessário rever tempo e todos os imprevistos que acontecem no desenvolvimento de uma aula ou de aulas.
Os alunos seguiram a orientação da webquest, e no percurso, alguns problemas surgiram:
1º. A 6ª série possui 2 períodos de aula semanais, separados, portanto, o tempo fica reduzido, principalmente por termos que deixar o laboratório Ok, com equipamentos desligados e organizados porque não tem auxiliar no laboratório.
2º Outras atividades da escola, importantes também, porque fazem parte da construção cultural foram cortando as aulas e interrompendo a sequência,
3º Os equipamentos são imprevisíveis, um grupo perdeu todo o trabalho, na reta final, porque o computador estragou. Com a experiência, estamos solicitando que cada um possua seu pen-drive e faça salvamentos seguidos, para não ter transtornos.
4º O projeto foi elaborado por mim, exclusivamente, dentro do conteúdo previsto para a série, no percurso eles solicitaram a troca de atividade prática, pois já haviam elaborado algo semelhante quando estudaram outro conteúdo relacionado. A nova atividade partiu deles, envolve o meio onde estão, já foi trabalhado com turmas anteriores e gera um link para atividades futuras mediadas pela tecnologia. Neste ponto, o professor precisa ser flexível, o aluno torna-se sujeito de sua própria criação e ao mesmo tempo se sente valorizado por suas produções. Obviamente aceitei a troca e estão trabalhando com suas produções. Mas também desejam realizar as atividades práticas sugeridas em outro momento.
Como ainda não concluímos o projeto não é possível elaborar uma conclusão total, mas até agora, os objetivos foram alcançados e mesmo com os imprevistos o conteúdo está ok. Os alunos desenvolveram as competências previstas, quanto a interação com a tecnologia, eles são rápidos, correm muitas vezes na frente do professor.
Como professora, estou gostando destas novas ferramentas, claro que pode integrar o nosso planejamento e outras semelhantes, envolvendo as Tics podem ser desenvolvidas, orientadas por webquests e, com certeza, fará parte do meu planejamento futuro. Na verdade gostaria de ter o tempo para elaborar, além destas, outras atividades com interfaces, onde o aluno escolhesse os caminhos para apropriação de determinado conhecimento, já esbocei algumas, mas com 40 horas distribuídas em 2 escolas estaduais e 2 municipais, é quase impossível.
Projeto.
webliografia:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=347
http://www.historiadaarte.com.br/abstracionismo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_abstrata
http://mundoeducacao.uol.com.br/artes/o-abstracionismo.htm
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_abstrata.htm
http://youtu.be/9__JwappUIM


(2) O Hipertexto

O hipertexto é um novo conceito de leitura, escrita e interpretação do texto. É um documento não linear, com ligações e conexões com outras informações e ideias. Como o conceito é anterior a internet, uma grande confusão fica em torno do conceito de hipertexto e páginas web, a internet apenas permitiu a sua implementação. Devido a sua não linearidade dá autonomia ao sujeito que o constrói, a leitura é construída pelo sujeito no espaço, além de construir podem interagir e aprender ao mesmo tempo e essa interatividade faz com que o criador seja o fomentador e compartilhe com os outros sua criação, tornando o trabalho heterogêneo, haja vista que a informação é acessada em todos os lugares do mundo. O hipertexto é, portanto, uma importante ferramenta pedagógica.

No Vídeo “Construindo as possibilidades hipertextuais”, em http://youtu.be/1LxRS71yX8k, podemos entender diferentes conceitos envolvendo o hipertexto tais como: interação, heterogeneidade, hipercurso, hiperdocumento, não linearidade, entre outros. Esses conceitos são importantes para entendermos a relação do hipertexto com a educação e a inserção tecnológica.


(1) Curso de 100 Hs do NTE

Totalmente reformulado, com novas atividades que inserem o professor dentro do uso das tecnologias e softwares recentes, tornando possível a atualização dos educadores que estão em busca desta inserção tecnológica, buscando conhecimento para atuar como profissionais da educação cientes de seu papel na era das tecnologias. O curso está sendo ministrado pela professora Eveline Eberle e tem tornado possível a discussão, a agregação de conhecimentos e o desenvolvimento de atividades que, com certeza, vão mudar a ideia da educação nas nossas escolas. O último assunto tratado foram as webquests, atividades on line criadas pelos professores dentro de suas áreas, permitindo a visibilidade, interação, colaboração e trazendo as aulas para dentro do contexto tecnológico.